Onde está o bandido?



Compartilho com vocês o conto abaixo.

***

 “Sem Canela, desce lá no asfalto e avisa pro Chumbo Grosso ficar esperto, pois têm hôme demais desfilando por aí hoje, e nem todo mundo é amigo. Diz pr’aquele imbecil não ficar se amostrando muito. Não quero queimar o filme do Sargento Peçanha, afinal ele é nosso camarada, e não queremos que a figura do Peçanha se queime com os chefão”.
Pode dexá, chefe.”
E aproveita a escadaria para avisar o Chêra Peido que ele pode me trazer o tal playboizinho que quer fazer um investimento no nosso negócio.”
Tá bom chefe.”
Veja só, Seu Marcão, isso aqui é uma mina, essa gente da zona sul não nos deixa parar de trabalhar.”
E no que depender do Deputando Mendonça vocês continuarão podendo trabalhar sem que o governo mexa no que é de vocês. Viu o discurso dele ontem contra a legalização?”
É o que eu digo Seu Marcão, a gente tem que votar em políticos que defendem a gente.”
Mas, Toninho, minha visita aqui não tem a ver com a Câmara...”
O Senhor não quer uma cerveja antes...”
Daquela bem gelada. Você me conhece, rapaz, sempre querendo me agradar.”
E como não faria, com tão ilustre figura. Mas vâmo para com essas putarias e saramaleques. Se a preocupação é com a eleição de domingo...”
É que você sabe, o Deputado gosta de acompanhar as coisas de perto, e é muito importante para ele e para nós todos que o Zé Gostoso vença as eleições domingo...”
Vencer, não sei não, mas aqui no morro pode ter certeza que só vai dar o Zé, mesmo como esse nome esquisito pra caralho. Onde já se viu, prefeito Zé Gostoso, inda bem que povo é tudo burro, menos a gente, é claro...”
E quem tira do Zé que o apelido não atrapalha. Mas que foda-se o nome. As pesquisas dão certas esperanças e o Deputado conta muito com os amigos...”
Com a gente aqui, ele pode ficar sossegado. Meu pessoal já deixou bem claro pra turma aqui de cima em quem tem de votar. No domingo meus cachorro vão tá em todas as bocas de urna...”
Mas eleição é eleição, Toninho.”
Disso eu sei, Seu Marcão, mas quero ver qual corajoso vai pensar votar noutro candidato vendo a turma tão presente. Essa gente daqui sabe com quem se aliar Seu Marcão. Tudo cordeirinho... E cordeirinho manso, porque já sabem que cordeiro que foge do pasto, comigo vira churrasco... Essa gente me obedece Doutor...”
Por isso o deputado gosta de você Toninho... uma verdadeira liderança. Você é firme, ah, meu rapaz se todos tivessem a sua liderança...”
Bem, nesse caso ia ter tiroteio todo dia, Seu Marcão. Mais uma Cerveja?”
Não, não. Tenho mais umas visitas pra fazer, e estou vendo que os interesses do deputado estão sendo bem cuidados aqui. Você é o cara, Toninho. Você é o cara.”
Assim o senhor me deixa sem jeito, Seu Marcão...”
Você sem jeito? Até parece, meu rapaz. No pacote aí na mesa tem uns santinhos do Zé, e uns presentinhos para convencer algum voto indeciso, mas você sabe, se tiveres outros métodos de convencimento, pode fazer o que quiser com o presente.”
É aí que me refiro Seu Marcão... Mande lembranças ao Deputado.”
Mando sim, até mais, Toninho.”
Até mais, Seu Marcão.”
Chefe!”
Quê isso, Chêra Peido. Chegando assim na surdina tá pedindo bala nas fuça.”
Pe-perdão chefe... é que...”
Desembucha, rapá.”
Trouxe aqui, o Claudinho. O cara é brother e tá afim dumas mercadoria.”
Senta aí, playboy. Tá querendo o quê? E quanto? Se procura quantidade e qualidade você veio ao lugar certo, parça.”


Enfastiado da cena, Deus, que assistia a tudo sentado sobre o zinco enferrujado de um barraco, decidiu voltar para a tranquilidade do céu. Conjurou uma nuvem e sobre ela voou para longe da favela.