Chamada Para Publicação Selecionará Textos Sobre Distopias



O termo distopia tem sido recorrente em muitas discussões e debates, dentro ou fora das universidades. Para os leitores daqui que dedicam-se à pesquisa e que publicam em revistas acadêmicas, com a coordenação do Prof. Dr. João Luis Ourique estou colaborando na organização de uma Chamada Para Publicação da Revista Literatura e Autoritarismo que publicará o Dossiê Distopias na Literatura Contemporânea. Confira abaixo o texto da chamada e acesse o link para conhecer as diretrizes da revista eletrônica.

***

Partindo da origem e da consolidação da distopia enquanto gênero literário e tendo em mente que as primeiras décadas do Século XXI fizeram eclodir uma nova onda de publicações com elementos distópicos que, de acordo com Adam Roberts, poderíamos chamar de “distopias brandas”, cabe-nos perguntar quais sentimentos estão sendo expressos pela humanidade contemporânea. A desilusão e a esperança - caminhando lado a lado e provocando reflexões contraditórias e paradoxais, bem como apresentando possibilidades de compreensão de estruturas consolidadas - dialogam com um mundo muitas vezes reconhecível somente pelo viés de sua desestruturação. Neste sentido, e reconhecendo a distopia como importante elemento de crítica social, convidamos pesquisadores a participarem desta chamada para o Dossiê Distopias na literatura contemporânea, da Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo (ISSN: 1679-849X). O prazo para envio dos artigos é 02/04/2019 e devem estar de acordo com as diretrizes de publicação da revista.

Confira a chamada completa aqui.

Referências:
FROMM, E. Posfácios. In: ORWELL, G. 1984. 26ª reimpressão da 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 
KOPP, Rudinei. Comunicação e mídia na literatura distópica do Século 20: Zamiatin, Huxley, Orwell, Vonnegut e Bradbury. Porto Alegre: PUC-RS, 2011. 
ROBERTS, Adam. A Verdadeira História da Ficção Científica. São Paulo: Seoman, 2018.