O que é leitura crítica e como ela pode ajudar novos escritores



Embora já existam bons profissionais no mercado, o trabalho de leitura crítica se comparado à diversidade de plataformas (e formas) de publicação e também a grande variedade de títulos publicados é uma prática ainda pouco comum entre escritores. Por isso, neste post discutirei brevemente o que é e de que modo a leitura crítica pode auxiliar na preparação de um projeto de escrita literária.

Em síntese, leitura crítica é o procedimento em que um escritor contrata os serviços de um leitor experiente e especializado, com domínio das teorias literárias e conhecimento de mercado, para que este avalie\analise seu projeto, especialmente enquanto originais. De modo geral, esta leitura crítica ao final do trabalho, apresentará ao autor um relatório completo apontando questões de natureza literárias e mercadológicas, tratando principalmente dos diferentes aspectos do projeto analisado, tanto em suas potencialidades quanto em suas fragilidades.

Importante dizer que a leitura crítica diferencia-se do processo de revisão textual da obra, etapa importante na preparação final da publicação. A leitura crítica, por sua vez, age no planejamento inicial de um projeto de escrita literária, pois fornece subsídios que permitem aos autores melhorarem seus originais, seja para apresentação destas à editoras tradicionais, seja para a preparação de uma futura autopublicação. Todavia, ao analisar os diferentes elementos de um texto, a leitura crítica observará a necessidade de correções, alterações ou revisões de natureza linguística e gramatical, de forma mais ampla.

Embora pertença ainda ao processo de revisão, a leitura crítica ajuda aos autores antecipando questões que no mínimo terão de ser resolvidas no processo de revisão textual, além da questão linguística, por exemplo, inconsistências históricas ou conceituais. Nesse caso, a leitura crítica torna-se relevante nos dois aspectos, pois editoras tradicionais são bastante criteriosas na seleção de originais, o que, claro, em caso da apresentação de uma obra com grandes inconsistências, torna as coisas ainda mais difíceis para o autor. Isso serve também para autores que pensem na autopublicação, ou em formas mistas. Minha experiência de leitura das mais diferentes editoras nestes sistemas de publicação mostram que grandes inconsistências, e mesmo questões de natureza linguística e gramatical, não são resolvidas em seus processos, muitas vezes focados na impressão e publicação.

Além destas questões, a leitura crítica é uma ferramenta útil para o posicionamento de seu projeto literário, pois que no relatório que os prestadores apresentam aos autores, analisa-se a obra enquanto suas possibilidades, sua posição dentro do gênero a que se inscreve, sua relação com demais publicações, seus aspectos literários enquanto perspectiva dos estudos literários e ainda as possibilidades de mercado e a situação da narrativa quanto à originalidade, intertextualidade, perspectivas comerciais, entre outros aspectos. Tais elementos contribuem para a otimização do planejamento do autor e suas ações.

Deste modo, geralmente os trabalhos de leitura crítica em seus relatórios apresentam sugestões de melhorias, adequações, correções e alterações que por ventura demandem o texto. Além disso, ao apresentar aos autores o posicionamento da obra em relação às questões literárias e comerciais, os relatórios de leitura crítica procuram apontar aos escritores possíveis caminhos para seu projeto literário.

Acima de tudo, a leitura crítica proporciona ao autor um feedback profissional acerca de sua obra. Essa é uma solução profissional interessante, pois mesmo com o apoio de beta readers e de familiares, o autor corre o risco de deixar escapar algum problema pela subjetividade na utilização de opinião não profissional sobre seu projeto literário. Com a leitura crítica profissional, o autor terá certeza de conhecer os principais aspectos de sua obra, especialmente os mais frágeis, pois serão estes que ao final do processo, com o livro publicado, poderão fazer a diferença entre uma boa e uma má recepção da narrativa.

Como já abordei aqui, em minhas leituras, tenho tido a oportunidade de conhecer muitos novos e talentosos autores nacionais. Muitos destes livros de grande potencial, entretanto a falta de uma boa leitura crítica e até mesmo uma revisão eficiente acabam frustrando uma ideia bastante promissora. Isso vale especialmente para autores autopublicados ou que publicam seus livros de forma independente ou de um modo híbrido, pagando pelo menos parte da publicação. Acontece que em grandes casas editoriais a leitura crítica dá-se desde o recebimento dos originais, sendo que o processo de publicação de um livro para por um grande coletivo até seu produto final. Ao autor que publicará por conta própria muitas vezes escapa tais processos, o que acaba fazendo muitas vezes diferença no fim da etapa.

Nesse aspecto a leitura é de relevante apoio aos autores. Já tive oportunidade de ler obras que por seus aspectos literários bem poderiam ser publicadas pelas principais editoras do país. Entretanto, a ausência de uma boa leitura crítica e de uma revisão profissional, na processo final do projeto com a obra publicada com problemas linguísticos ou mesmo incoerências, afetam a percepção inicial e final do leitor sobre o livro. Certa vez li num livro, por exemplo, que o Capitólio era o parlamento londrino. Convenhamos que uma inconsistência destas chama a atenção de qualquer leitor, advoga contra o livro, que nesse caso tinha potenciais que foram eclipsados por suas inconsistências. Com isso quero dizer que a leitura crítica auxilia não só nas possibilidades de alcance de sua obra, mas colabora para a longevidade do projeto.

Enfim, a intenção aqui era a de trazer alguns elementos deste tipo específico de trabalho que pode ser útil a autores, especialmente em tempos de muita autopublicação. Há no mercado muitos profissionais que já fazem isto, como pode-se descobrir numa rápida pesquisa. Tenho prestado este tipo de serviço a alguns autores, aproveitando minha experiência acadêmica e de centenas de leituras, especialmente pelo trabalho realizado há nove anos no Blog Listas Literárias. Quem desejar saber um pouco mais, é só acessar o link aqui.