Leitura, curiosidade e Imaginação: reflexões sobre a inteligência artificial

 


Resultado e legado das atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc durante a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT (2020) o livro Leitura, curiosidade e imaginação: refletindo sobre a inteligência artificial foi publicado em 2022 pela Pontes Editores. A obra é organizada pelas professoras Rejane Frozza e Rosângela Gabriel e o professo Rafael Eisinger Guimarães. 

No todo são 14 capítulos que tratam dos mais distintos assuntos tendo como elemento unificador a reflexão acerca do uso da inteligência artificial, tanto nas atividades rotineiras do cotidiano como em aplicações ou suas relações com a educação. Aliás, os primeiros capítulos trazem esse enfoque na educação, nos processos de leitura, tradução e mesmo questões relativas ao PISA. Os capítulos finais do livro trazem relações da inteligência artificial abordadas por diferentes aspectos da cultura, a música, literatura, cinema, etc.

Neste obra assino dois de seus capítulos. Em Evas eternas: inteligência artificial e a representação do feminino na Ficção Científica proponho que tanto na literatura como no cinema a inteligência artificial quando representada no feminino carrega certo "estigma" da Eva bíblica, "responsável" pela expulsão da humanidade no paraíso de modo que tais obras carregam com força as marcas de uma cultura patriarcal. 

Em Sorria! Sua intimidade está sendo hackeada apresento o relato de sessão coletiva realizada na 17ª SNCT em que um grupo diverso assistiu ao documentário The Great Hack e os impactos do Big Data e dos algorítimos na democracia global. No capítulo refletimos as discussões realizadas na oportunidade.

+ Sobre o livro