Lourenço Mutarelli e a literatura do buraco


Os Ăºltimos dois anos foram de muita intensidade, nĂ£o bastasse a pandemia, no caso do autor deste blog, mudanças profissionais e a dedicaĂ§Ă£o a dois anos de intensos estudos no programa de mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Essa intensidade, aliĂ¡s, obviamente, causou reflexos tanto no trabalho que faço no Listas LiterĂ¡rias, mas tambĂ©m nos meus projetos de escrita e literatura, todos pausados por algum tempo (inclusive este site/blog sem muitas definições).

Mas tudo isso por uma boa razĂ£o.

No mestrado pude dedicar-me e aprofundar-me nos estudos sobre literatura (e narrativas mais diversas) e concluir minha pequisa sobre um dos mais instigantes autores da contemporaneidade nacional, Lourenço Mutarelli. Suas obras, espĂ©cie de salĂ£o de espelhos, que nos desorientam, mas tambĂ©m nos atiram a tantos portais.

Fruto desse trabalho, entĂ£o, a dissertaĂ§Ă£o. Nela discutimos a metĂ¡fora do buraco presente nas narrativas literĂ¡rias de Lourenço Mutarelli. O buraco em suas acepções mais ambĂ­guas e complexas. Como reduzir a dissertaĂ§Ă£o num pequeno post nĂ£o faria muito sentido, compartilho o link para a dissertaĂ§Ă£o, jĂ¡ disponĂ­vel no repositĂ³rio da UNISC:

Do buraco e/ou o abjeto e o mundano na literatura de Lourenço Mutarelli.